Minha redação do ENEM

  Oi pessoal, belezinha?
Bem, como vocês sabem, eu fiz o ENEM e inclusive adorei o tema da redação.
Mostrei pros meus professores pra ver o que eles achavam, e olha, eles adoraram >< A redação está rodando ai pelas escolas, então decidi compartilhar com vocês aqui no blog, pra quem estiver interessado em saber o que penso sobre esse tema.
O tema da redação foi:"A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira."

                                                                "Submissão sem fim                             
  Nos dias de hoje, infelizmente ainda é notável a permanência da violência contra a mulher na sociedade, mesmo com uma lei que dá suporte as essas agressões, as estatísticas de assassinatos só aumentam. O que significa que apenas a lei não está dando conta de todo esse homicídio.
 Com base em dados estatísticos conclui-se que o maior número de violência contra as mulheres é física, o que ocorre normalmente nas residências e pelos próprios “companheiros” , que na maioria das vezes estão drogados e bêbados, quando não estão, batem porque sentem vontade, o que mostra que ainda hoje existem homens que se acham no direito de agredir uma mulher por se acharem superiores. Essa ideia de superioridade não deve existir mais, hoje as mulheres ocupam um grande espaço importante na sociedade, elas perderam aquele fardo de pré-julgamentos, como “sexo frágil”, “doméstica” e “submissa”.
 Infelizmente ainda existem mulheres que não conhecem a Lei Maria de Penha, não conhecem seus direitos, não sabem o que deve ser feito em caso de agressões, não sabem o que possuem além do útero, e é por esse motivo que são vítimas de agressão, seja fisicamente pelo companheiro, ou psicologicamente pela sociedade, que não as deixam fazer suas próprias escolhas. 
 A culpa desses assassinatos também tem uma parcela da má organização da lei, muitas mulheres relatam sobre as agressões e por ineficácia da mesma, são mortas. Vale ressaltar que a agressão psicológica também contribui muito para os assassinatos, frases como “Mulher tem que querer casar”, “Mulher tem que querer ter filho”, “Mulher não pode abortar”, “Mulher só pode gostar de homem” acabam impondo limites a liberdade de expressão da mulher, fazendo com que se sinta numa gaiola, cheia de obrigações e tradições pra seguir, sem poder inovar ou fazer o que gosta, e assim desejando acabar com a própria vida.
 Tendo em vista que os companheiros agressores não estão arcando com suas consequências, sabe-se que essa situação não irá mudar, o que resta para a Lei Maria da Penha e o governo serem mais eficazes com essa situação, dando mais atenção aos relatos e procurando dar um rápido fim, antes que ocorra mais uma morte. É necessário também que o governo implante palestras e projetos nas escolas e em lugares públicos afim de promover a igualdade entre os gêneros, mostrando que não deve haver superioridade e informando as mulheres sobre seus direitos e sobre a lei." 

E então, gostaram? O que vocês pensam a respeito desse tema tão "polêmico"? 
Beijos, até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger .
imagem-logo